Pesquisar


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ajuste Fino e Localização do Satélite Amazonas

Ajuste Fino e Localização do Satélite Amazonas – Procedimentos Técnicos:

Atenção para o Apontamento : O Posicionamento do LNB-F, quando é negativo é para o leste, ou seja sentido anti horário, basta posicionar um relógio de pulso atrás do lbnf e girar.

Para o Apontamento bruto, ou seja, inclinação (Regulagem acima e abaixo - Vertical) use um inclinômetro e para para a regulagem lateral (Regulagem Esquerda e Direita - Horizontal) azimute - use uma bússola.

1. Vai precisar de TV e Receptor bem próximo da antena para que você possa movimentar tanto na horizontal quanto na vertical a antena e acompanhar os indices de Sinal e Qualidade.

2. Oriento primeiramente realizar o ajuste do LNB-F, com toques milimétricos, até que atinja o melhor nível na escala de qualidade no receptor, LINHAS EM VERDE.

3. O lnbf deve ficar o mais afastado possível do prato da antena, para isso será necessário deixar sua cabeça (ponta do LNB-F), praticamente colocado no suporte. A distância da boca do LNBF até o centro da parábola. – Validos para Off-Set e Focal Point.

4. Agora afrouxe levemente os parafusos de regulagem de movimentação Horizontal e Vertical, para conseguir realizar a movimentação da antena.

5. Antenas de Foco Central (Focal Point). Verifique a centragem do LNBf em relação ao prato da antena, para isso pode usar uma linha dos bordos do pescoço do suporte do lnbf até o centro da antena, verificando se realmente apresenta um alinhamento reto.



6. Ajuste o Setup do seu Receptor da seguinte Forma:
Menu -> Instalação -> Ajuste antena -> OK , confira se o seu receptor está ajustado conforme a imagem, com os mesmos parametros :




7. Utilize estas frequencias no Menu do receptor para realizar seu apontamento com qualidade ====>

Passos = Menu -> Instalação -> Busca Manual -> Ok


Freq. 11015 H S/R 28880 - TP com o melhor sinal, Básico para o apontamento da antena e localização do satelite.


Nesta Tela



AQUI PODE SER UTILIZADO: TP 11.015 com SR 28.888, pois esta pequena variação é normal face o equipamento utilizado, localização geográfica e tipo de LNBF.


================================================================================================


Freq. 11972 H S/R 26667 - TP index da operadora principal, o qual é utilizado por técnicos, possui sinal mais fraco. O perfeito ajuste aí supera o restante, quanto melhor aqui melhor em tudo.



8. Eu ainda costumo, em um toque final, consultar e dar mais um tapinha sintonizando no canal da A&E Mundo - Latino e ajustar para a melhor qualidade - TP 12.172 S/R 28.888.

Nesta Tela:




9. Agora volte ao LNB-F e novamente confira o seu o levemente, buscando o melhor sinal, utilizando a tabela citada no item “6” deste tutorial, buscando a melhor QUALIDADE em cada um desses TP e S/R.




- SITES QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA AUXILIAR NO APONTAMENTO :


Primeiro, acesse est site :

http://www.brasilsatdigital.com.br/alinhe/index.php







Top Sites

Top Sites BR - Rank de sites brasileiros.

Um comentário:

  1. Muito Obrigado,
    ótimo tutorial
    antes na minha casa pega apenas 96 canais e agora esta pegando 263 canais
    apenas mudei a frequencia da LNB que estava em 10.750 para 10.600
    Muito Obrigado.
    Marcelo

    ResponderExcluir